8 causas de dor atrás do joelho

A dor no joelho é comumente encarada como um dos sintomas do avanço da idade ou como consequência inevitável para aqueles que praticam atividades esportivas rotineiramente. 

Mas isso não significa que a dor seja normal. A queixa pode acometer múltiplas faixas etárias e é preciso ficar atento: nossos joelhos são suscetíveis aos impactos cotidianos. Sendo a articulação do joelho central no membro inferior que depende, para a sua estabilidade e mobilidade, dos ossos, cápsula articular, músculos, membrana sinovial, ligamentos e meniscos, muitas são as lesões que podem ocorrer. A maioria das dores do joelho ocorre na região anterior ou dos lados. 

A dor atrás do joelho parece ser menos específica e mais difícil de diagnosticar. Causas de dor atrás do joelho: 

1 – Tendinite 

Diversas atividades físicas são conhecidas por impelir esforços repetitivos na região do joelho. 

Casos, por exemplo, do futebol, corrida, ciclismo e natação. Esses esportes quando praticados sem orientação podem aumentar a incidência das lesões por sobrecarga. Existem alguns tendões que ficam atrás no joelho: são eles o semi-membranoso, o bíceps, o poplíteo e os tendões da pata de ganso (sartório, grácil e semitendíneo) Qualquer um desses tendões podem ficar inflamados, devido a um problema interno do joelho ou por movimentos repetitivos e incorretos. Naturalmente, atividades físicas intensas e frequentes exigem mais de todo esse sistema e podem gerar essas inflamações. 

2 – Cisto de Baker ou Cisto poplíteo 

O Cisto de Baker é formado pelo acúmulo de líquido atrás do joelho, em uma Bursa, que decorre de uma comunicação com a articulação por meio de um pertuito. Geralmente está associada a lesão de um dos meniscos ou mesmo à osteoartrose. Na maioria das vezes não causa sintomas, exceto quando é muito grande e neste caso causa dor e desconforto e pode atrapalhar até mesmo atividades simples do dia a dia, como a caminhada. 

3 – Lesão no menisco

 Frequentemente as queixas de dor atrás do joelho estão relacionadas a lesão no menisco, especialmente na região posterior (corno posterior dos meniscos medial ou lateral). Pode ser de causas traumática devido a um movimento brusco em rotação do joelho ou de causa degenerativa, que ocorre devido a um desgaste. Podem causar sintomas de bloqueio ou travamento ou derrame articular (que é uma inflamação com líquido na cavidade do joelho) 

4 – Artrose 

Também é possível que a dor advenha do desgaste da cartilagem, que é o tecidos recobre as extremidades dos ossos. Esse problema é conhecido como artrose, ou osteoartrite ou doença articular degenerativa. Pode estar associada ao excesso de peso ou à idade. E a dor na região posterior do joelho ocorre devido à presença de osteófitos (também conhecidos como “bicos de papagaio”) na região posterior do fêmur ou da tíbia 

5- Estiramento 

muscular de algum dos músculos da região posterior da coxa ou da perna como o semimembranoso, bíceps, do poplíteo ou dos gastrocnêmios. Os estiramentos podem ocorrer quando há uma contração abrupta do músculo juntamente com uma resistência

 6- Insuficiência arterial periférica 

Dor na região posterior do joelho pode ocorrer quando há uma oclusão parcial das artérias do membro inferior. Nestes casos a dor é caracteristicamente chamada de claudicação intermitente porque dói ao andar ou subir escadas ou rampas e que aliviam assim que o paciente para de andar. Neste caso o tratamento deve ser feito com o cirurgião vascular. 

7 – Artrose do quadril 

Você não leu errado. Em muitos casos o primeiro sintoma da artrose do quadril é a dor no joelho. Como é muito difusa e difícil de identificar pode parecer que o sintoma é no joelho. 

8 – Hérnia de Disco Lombar 

A hérnia discal pode levar levando a ciatalgia por compressão do nervo ciático ou à estenose do canal vertebral. E ambas causam dor referida na região posterior do joelho. Desta forma esses 8 condições podem causar dor na região posterior do joelho, sendo imprescindível a avaliação cuidadosa por um profissional especializado.

× Agendar Consulta