24 de abril de 2017

Osteopatia

A Osteopatia é um método diagnóstico e terapêutico manual das disfunções de mobilidade articular e teciduais em geral, no que consiste em sua participação p no aparecimento das enfermidades. Este método baseado no conhecimento profundo da anatomia, fisiologia e biomecânica do corpo foi criado pelo médico americano Dr. Andrew Taylor Still em 1874. Desde então a Osteopatia foi difundida para vários países, sendo que no Brasil é reconhecida como uma especialidade da Fisioterapia (RESOLUÇÃO Nº 220, 23 de maio de 2001.).

A palavra OSTEOPATIA vem do Grego osteon (osso) e pathos (efeitos que vem do interior), portanto significa “os efeitos internos originários da estrutura”. Still acreditava que as enfermidades, suas causas e tratamentos advêm de desequilíbrios internos que repercutem sobre o corpo, impedindo a comunicação livre entre o sistema nervoso central e todos os outros tecidos.

Baseado nestes princípios, o foco do tratamento Osteopático é detectar e tratar as chamadas Disfunções Somáticas, que correspondem à diminuição de mobilidade tridimensional de qualquer elemento conjuntivo, caracterizadas por restrições de mobilidade (hipomobilidades).

Além das repercussões mecânicas destas disfunções somáticas, também ocorre um fenômeno neurofisiológico conhecido como facilitação medular, alterando o limiar de excitabilidade dos neurônios relacionados ao segmento medular disfuncional. Todos os tecidos inervados pelo metâmero/segmento medular (músculo, pele, osso, víscera, artéria) sofrem conseqüências, causando adaptações em todo o organismo e muitas vezes sintomas distantes dos problemas iniciais. Devido às relações diretas e evidentes do sistema neuromusculoesquelético com os outros sistemas, acredita-se que os fenômenos neurofisiológicos ligados às disfunções somáticas deixam o organismo vulnerável às enfermidades.

Prof. Dr. Hugo Pasin Neto DO Fisioterapeuta Mestre em Fisioterapia Doutor em Ciências da Reabilitação Pós Doutor em Ciências da Reabilitação Diplomado em Osteopatia D.O. Professor da Universidade de Sorocaba Diretor e Professor do Colégio Brasileiro de Osteopatia

× Agendar Consulta